Odontopediatria | Ortodontia | Próteses Fixas | Próteses Removíves | Pacientes com Necessidades Especiais
Sedação Consciente | Implantologia | Branqueamento | Cirurgia Maxilo-facial | Radiovisiografia

 

orot
Odontopediatria

Ramo da Medicina Dentária direccionado para as crianças. Os dentes de leite, apesar de temporários, são tão importantes como os dentes permanentes. Para além da função na alimentação, são fulcrais na fala, garantindo o espaço e o alinhamento dos dentes definitivos e têm ainda uma função estética, fundamental no desenvolvimento da auto-estima da criança. A maioria das cáries nas crianças surgem devido a dificuldades na higiene, principalmente nos sulcos dos molares, onde se verifica uma maior acumulação de restos de alimentos. Para prevenir que se desenvolvam cáries devem ser feitos selantes, ou seja, aplicar uma camada de resina sobre a face de mastigação do dente, protegendo-o das agressões bacterianas. Para além destes tratamentos, os pais devem acompanhar e instruir a criança sobre a manutenção de uma boa higiene oral, de modo a prevenir problemas futuros.



Ortodontia

A ortodontia é um ramo da medicina dentária que estuda e trata o posicionamento harmonioso dos dentes. As situações de desalinhamento ou apinhamento dentário podem ser corrigidas através da colocação de aparelhos orais que aplicam forças nos dentes, deslocando-os porotara a posição desejada. Para além das vantagens estéticas, os tratamentos de ortodontia podem evitar problemas gengivais, dores dentárias e faciais. Os tratamentos dentários nesta área são cada vez mais populares entre os jovens, ao contrário do que se verificava no passado. A ortodontia permite uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes, quer pelos resultados funcionais quer pelos resultados estéticos.



Próteses fixas

Este tipo de próteses refere-se a estruturas fixas a dentes ou implantes que não podem ser removidas pelo paciente. Esta solução destaca-se pelo conforto, estética e resistência que proporciona. As próteses fixas mais vulgares são a coroa e a ponte. A coroa é um dente orotartificial fixo sobre a estrutura tratada de um dente natural ou de um implante. Seguindo esta solução, é possível preservar dentes muito degradados, de forma muito resistente e com resultados estéticos perfeitos. A ponte é indicada para os casos de falta de um ou mais dentes, fixando-se um ou mais dentes artificiais aos dentes naturais adjacentes, também eles tratados para o efeito. Assim como a coroa, esta técnica destaca-se pela segurança, resistência e resultado estético.




Próteses removíveis
As próteses removíveis, como o próprio nome indica, são facilmente removidas e inseridas pelo próprio paciente sem intervenção do médico dentista. Apoiam-se directamente na gengiva ou nos dentes, permitindo a substituição de dentes perdidos de forma siorotmples e com custos baixos. A perda de dentes afecta a mastigação e pode até afectar o sorriso. A extracção de um ou mais dentes altera o equilíbrio em que os restantes se encontravam, observado-se de imediato alterações na posição dos dentes adjacentes e nos dentes oponentes. Com o passar do tempo estas alterações acentuam-se, provocando também situações de dores na articulação e dificuldade em abrir a boca.



Pacientes com necessidades especiais
implantesTodos os nossos pacientes são especiais. No entanto, alguns por sofrerem de doença crónica e/ou condições diferentes no que respeita ao desenvolvimento físico, emocional e comportamental, requerem cuidados e serviços de saúde especiais e cuja frequência terá de ser maior em comparação com a generalidade da população. A estes cuidados junta-se o facto de a saúde oral deste tipo de pacientes poder ser negativamente afectada por factores como medicação, tratamentos, dificuldade na manutenção de uma boa higiene oral ou dietas especiais. Na Clínica Dentária de Espinho temos pessoal especializado e meios específicos para auxiliar este tipo de pacientes, tal como apostamos no acompanhamento clínico antes e depois do tratamento, disponibilizando informação útil para os pais ou encarregados do paciente.



Sedação conscienteorot
Muitos casos de não colaboração obrigam à realização de anestesia geral. No entanto, por vezes consegue-se evitar a anestesia geral através do recurso à técnica de sedação consciente. Esta pode ser obtida pela utilização de diferentes fármacos, tais como benzodiazepinas ou óxido nitroso. Esta última é uma técnica de sedação leve e muito segura, permitindo que o paciente diminua o seu grau de ansiedade durante o tempo da sessão. A eliminação deste gás é rápida, assim que é terminada a sua administração. Outra grande vantagem deste método é que o paciente permanece consciente, mantendo a sua capacidade de comunicação, embora não dispense a realização de anestesia convencional.



Implantologia
Os implantes consistem na substituição do dente natural através da colocação de uma raiz artificial em titânio ou outro material biocompatível. Tradicionalmente, este processo é realizado em duas fases distintas. Na primeira processa-se a colocação do implante (que corresponderá à raiz do novo dente). Na segunda, após a cicatrização do implante, que dura cerca de 4 meses, o médico dentista coloca o dente sobre o referido implante. A colocação dos implantes é indolor e permite a substituição de um só dente, de vários ou de todos os dentes. Hoje em dia, aplicam-se à solução de implantes três conceitos fundamentais:implantes

  1 - Estética fácil;
  2 - Integração com tecidos moles;
  3 - Função imediata.

Sempre que os casos permitem, é possível aplicar o implante e a coroa numa só fase, permitindo seleccionar e utilizar implantes e proporcionar aos pacientes um dente imediatamente funcional numa única consulta, obtendo bons resultados estéticos e integração do implante com os tecidos moles. As vantagens desta solução são:
  • Tempo de tratamento mais curto – é possível passar da perda de dentes à colocação de dentes funcionais e estéticos, numa sessão de tratamento;
  • Maior eficiência clínica;
  • Mais conforto para o paciente;
  • Manter e recuperar contornos gengivais;
  • Estética de tecido mole atraente e duradoura;
  • Procedimentos fáceis;
  • Resultados atraentes e duradouros.



Branqueamento

O branqueamento de dentes consiste na aplicação de um agente branqueador na superfície dos dentes que, actuando a partir do seu interior, orotprovoca a alteração da cor para tonalidades mais claras. Os tratamentos de branqueamento dentário devem ser precedidos de uma observação clínica por um Médico Dentista, onde se avalia a cor dos dentes do paciente segundo uma escala e se estabelece a recomendação ou não deste tratamento. Nem sempre é possível reverter todos os tipos de manchas ou descolorações, pelo que, nesse tipo de casos, deverá optar-se por outras soluções.



Cirurgia Maxilo-Facial

A cirurgia maxilo-facial é a especialidade médico-cirúrgica que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da patologia da implantescavidade oral, da região craniofacial e de estruturas cervicais relacionadas directa ou indirectamente com as mesmas. Tendo como objectivo o restabelecimento estético e funcional, o cirurgião actua nas zonas craniofaciais com fracturas e/ou feridas , tumores (sejam benignos ou malignos) da face e pescoço, lesões orais, quistos, malformações congénitas, dentes inclusos, implantes, atrofia dos maxilares, patologias da articulação temporomandibular, patologia das glândulas salivares, cirurgia estética e reconstrutiva da face.



Radiovisiografia

Radiovisiografia é um novo sistema de imagem intra-oral que utiliza um aparelho convencional de raio-x e um microprocessador. Em vez do filme radiográfico, esta tecnologia emprega um detector de radiação intra-oral que é mais sensível do que os filmes convencionais de haleto de prata. As principais vantagens na produção de imagens por radiovisiografia incluem uma quantidade reduzida de exposição do paciente à radiação em cerca de 80%, e uma imagem produzida em poucos segundos, de forma a reduzir o tempo de tratamento.


Voltar ao topo